Utilizada em todo o mundo esta alemã revolucionou o mercado de armas em sua época e deu origem a toda uma nova linha de submetralhadoras eficientes e confiaveis em campo. Hoje vamos conhecer a submetralhadora MP5, sua história, estrutura e modelos derivados.
História e desenvolvimento
A Heckler & Koch, encorajada pelo sucesso do rifle automático G3, desenvolveu uma família de armas de pequeno porte que consiste em quatro tipos de armas de fogo, todas baseadas em um layout de projeto e no princípio de operação comum do G3. O primeiro tipo foi camuflado para 7.62 × 51mm NATO , o segundo para 7,62 × 39mm M43 , o terceiro para o calibre intermediário 5.56 × 45mm NATO , e o quarto tipo para o cartucho 9 × 19mm para pistola Parabellum. O MP5 foi criado dentro do quarto grupo de armas de fogo e foi inicialmente conhecido como o HK54 . O trabalho no MP5 começou em 1964 e dois anos depois foi adotado pela Polícia Federal Alemã , guarda de fronteira e forças especiais do exército.
Em 1980, o MP5 alcançou status icônico como resultado de seu uso na televisão ao vivo por comandos SAS na Operação Nimrod , onde invadiram a embaixada iraniana em Londres, resgatando reféns e matando cinco terroristas. O MP5 tornou-se um dos pilares das unidades SWAT das agências de aplicação da lei nos Estados Unidos desde então.
SAS britânico: O resgate na embaixada do Irã com operacionais utilizando a MP5.
No entanto, no final dos anos 90, como resultado do tiroteio em North Hollywood , as equipes de resposta especial da polícia suplantaram a maioria dos MP5 com rifles baseados no AR-15.
O MP5 é fabricado sob licença em vários países, incluindo a Grécia (anteriormente na EBO - Hellenic Arms Industry , atualmente em ΕΑΣ - Hellenic Defence Systems ), Irã ( Organização das Indústrias de Defesa ), México ( SEDENA ), Paquistão ( Paquistão Ordnance Factories ), Arábia Saudita , O Sudão ( Military Industry Corporation ), a Turquia ( MKEK ) e o Reino Unido (inicialmente na Royal Ordnance , posteriormente desviados para a Heckler & Koch Great Britain).
A MP5 é uma das metralhadoras mais usadas no mundo, tendo sido adotada por 40 nações e numerosas organizações militares, policiais, de inteligência e de segurança. Ele foi amplamente usado por equipes da SWAT na América do Norte, mas foi largamente suplantado por variantes do AR-15 no século XXI. Em 1999, a Heckler & Koch desenvolveu o Heckler & Koch UMP.
Estrutura e funcionamento
Tipo: Submetralhadora
Local de origem: Alemanha
Em serviço: 1966 - presente
Criador: Tilo Möller, Manfred Guhring, Georg Seidl, Helmut Baureuter
Data de criação: 1964–1966
Fabricante: Heckler & Koch
Período de produção: 1966 - presente
Variantes: MP5K, MP5K-PDW, MP5SD, MP5N, MP5/F, MP5/10, MP5/40, HK94
Peso:
2.5 kg (5.5 lb) (MP5A2)
3.1 kg (6.8 lb) (MP5A3)
2.9 kg (6.4 lb) (MP5A4)
3.1 kg (6.8 lb) (MP5A5)
2.7 kg (6.0 lb) estoque fixo/
2.85 kg (6.3 lb) retractable stock (MP5/10)
2.7 kg (6.0 lb) estoque fixo/
2.85 kg (6.3 lb) Material retrátil (MP5/40)
2.8 kg (6.2 lb) (MP5SD1)
3.1 kg (6.8 lb) (MP5SD2)
2.8 kg (6.2 lb) (MP5SD3)[1]
2.8 kg (6.2 lb) (MP5SD4)
3.1 kg (6.8 lb) (MP5SD5)
3.4 kg (7.5 lb) (MP5SD6)
2.0 kg (4.4 lb) (MP5K, MP5KA1, MP5KA4, MP5KA5)
2.5 kg (5.5 lb) (MP5K-PDW)
Comprimento Coronha fixa: 680 mm
Coronha retrátil: 490 mm , retraída
660 mm , estendida
Comprimento do cano: 225 mm
Calibre: 9×19mm Parabellum
10mm Auto (MP5/10)
.40 S&W (MP5/40)
Cadência de tiro: 800 tpm
Velocidade de saída: 270 m/s
Alcance efetivo: 200 m
Sistema de suprimento: carregadores de 15 ou 30 munições
Mira de ferro: Parte traseira: tambor giratório; Frente: poste encapuçado
Heckler & Koch MP5
A versão primária da família MP5 é a MP5A2 , que é uma arma Parabellum de 9 × 19mm operada com retardante de incêndio , leve, refrigerado a ar e seletiva , com um parafuso de retardo de rolagem. Ele dispara de uma posição de parafuso fechado (parafuso para a frente). O barril forjado com martelo frio fixo e flutuante livre tem 6 ranhuras à direita com uma taxa de torção de 1 mm em 250 mm (1:10 pol) e é pressionado e preso ao receptor. Os primeiros modelos MP5 usaram um magazine de caixa reta de coluna dupla, mas desde 1977, magazines de aço levemente curvados são usados com capacidade para 15 tiros (pesando 0,12 kg) ou com capacidade para tiros (0,17 kg vazios).
As miras de ferro ajustáveis (tipo fechado) consistem em um tambor de dioptria traseiro rotativo e um poste frontal instalado em um anel com capuz. A visão traseira é mecanicamente ajustável tanto para windage como para elevação com o uso de uma ferramenta especial, sendo ajustada na fábrica para disparar a 25 metros (27 m) com munição padrão da OTAN de 8 gramas (123 gr) FMJ 9 × 19mm. O tambor de visão traseira fornece quatro aberturas de diâmetros variados usados para ajustar o sistema de dioptria, de acordo com a preferência do usuário e a situação tática. A mudança entre as aberturas não altera o ponto de impacto para baixo. Para fotografar com precisão, o usuário deve selecionar a menor abertura que ainda permita um círculo igual de luz entre a abertura de visão traseira e a parte externa do anel de visão frontal.
O MP5 tem um mecanismo de disparo de martelo. O grupo de gatilhos está alojado dentro de um módulo de gatilho de polímero intercambiável (com um punho de pistola integrado) e equipado com um seletor de modo de fogo de três posições que serve como chave de segurança manual. O "S" ou Sicher posição em branco denota arma seguro, "E" ou Einzelfeuer em vermelho representa fogo único, e "F" ou Feuerstoß (também marcado em vermelho) designa fogo contínuo. Os símbolos SEF aparecem nos dois lados do grupo acionador de plástico. A alavanca seletora é acionada com o polegar do ponteiro de disparo e está localizada apenas no lado esquerdo do grupo de acionadores SEF original ou em ambos os lados dos grupos de acionadores ambidestros. A segurança / seletor é girada nas várias configurações de queima ou posição de segurança, pressionando a extremidade traseira da alavanca. Cliques tátil (paradas) estão presentes em cada posição para fornecer uma parada positiva e evitar a rotação inadvertida. O ajuste "seguro" desabilita o gatilho bloqueando a liberação do martelo com uma seção sólida do eixo de segurança localizado dentro do alojamento do gatilho.
A alavanca de armar não-recíproca está localizada acima da alça de mão e sobressai do tubo da alavanca de armar em um ângulo de aproximadamente 45 °. Esse controle rígido é preso a uma peça tubular dentro do invólucro da alavanca de armação, chamado de suporte da alavanca de armar, que, por sua vez, entra em contato com a extensão dianteira do grupo de parafusos. No entanto, ele não está conectado ao suporte do parafuso e, portanto, não pode ser usado como uma assistência para a frente para assentar totalmente o grupo do parafuso. A alavanca de engatilhamento é mantida em uma posição para a frente por um detentor de mola localizado na extremidade frontal do suporte da alavanca de engate que engata no alojamento da alavanca de armar. A alavanca é bloqueada puxando-a totalmente para trás e girando-a levemente no sentido horário, onde ela pode ser enganchada em um recuo no tubo da alavanca de armar.
O mecanismo de blowback retardado por rolete originou-se dos protótipos de rifle de assalto abortados StG 45 (M) desenvolvidos na Alemanha nazista no final da Segunda Guerra Mundial. O parafuso engata rigidamente na extensão do cano - um componente cilíndrico soldado ao receptor no qual o cano está preso. O mecanismo de atraso é do mesmo design que o usado no rifle G3 . O parafuso de duas partes consiste de uma cabeça de parafuso com rolos e um suporte de parafuso. O portador de parafuso mais pesado fica encostado na cabeça do parafuso quando a arma está pronta para disparar e os planos inclinados na peça de travamento frontal ficam entre os rolos e os forçam para fora em recessos na extensão do cano.
Quando disparada, a expansão dos gases propulsores produzidos a partir do pó em combustão no cartucho exerce pressão para trás na cabeça do parafuso, transferida através da base da caixa do cartucho à medida que é expelida para fora da câmara . Uma parte desta força é transmitida através dos rolos que se projectam a partir da cabeça do parafuso, que são montados para dentro contra os flancos inclinados dos recessos de bloqueio na extensão do tambor e para os ressaltos angulares da peça de bloqueio. Os ângulos selecionados dos recessos e a inclinação da peça de travamento produzem uma relação de velocidade de cerca de 4: 1 entre o suporte do parafuso e a cabeça do parafuso. Isso resulta em um atraso calculado, permitindo que o projétil saia do barril e que a pressão do gás caia para um nível seguro antes que o invólucro seja extraído da câmara.
O atraso resulta da quantidade de tempo que leva para a energia de recuo suficiente ser transferida para o transportador de parafuso em uma quantidade suficiente para que ele seja dirigido para a traseira contra a força de inércia do transportador de parafuso e a pressão exercida contra o parafuso pela mola de recuo. À medida que os rolos são forçados para dentro, eles deslocam a peça de travamento e impulsionam o suporte do parafuso para a traseira. A velocidade traseira do transportador de parafuso é quatro vezes maior do que a da cabeça do parafuso, uma vez que o cartucho permanece na câmara por um curto período de tempo durante o impulso de recuo inicial. Depois de o transportador de parafuso ter percorrido 4 mm para trás, a peça de bloqueio é retirada completamente da cabeça do parafuso e os rolos são comprimidos na cabeça do parafuso. Somente quando os roletes de travamento estiverem totalmente encaixados na cabeça do parafuso, todo o grupo de parafusos poderá continuar seu movimento de recuo no receptor, quebrando a vedação na câmara e continuando o ciclo de alimentação.
Como o cartucho Parabellum 9 × 19mm é relativamente pouco energizado, o parafuso não possui um dispositivo anti-ressalto como o G3, mas o suporte do parafuso contém grânulos de tungstênio que evitam que o grupo de parafusos retorne após impactar a extensão do barril. A arma tem uma câmara canelada que aumenta a confiabilidade da extração ao sangrar os gases para trás nas flautas rasas que correm ao longo do comprimento da câmara para evitar que o cartucho se expanda e adira às paredes da câmara (pois o parafuso é aberto sob pressão relativamente alta) . Um extrator de mola é instalado dentro da cabeça do parafuso e segura a caixa com segurança até que ela atinja o braço do ejetor e seja expulso da porta de ejeção para a direita do receptor. O ejetor tipo alavanca está localizado dentro do alojamento do gatilho (ativado pelo movimento do parafuso de recuo).
Acessórios: No início da década de 1970, a HK introduziu um kit de conversão para o MP5 que permite a utilização de munição de fogo circular ( .22 LR ). Esta unidade é composta por uma inserção de barril, um grupo de parafusos e dois compartimentos de 20 voltas. Esta modificação reduz a taxa cíclica para 650 voltas / min. Ele foi vendido principalmente para agências de segurança pública como forma de treinar recrutas para lidar com o MP5. Usou munição que era mais barata e teve um recuo inferior a 9 × 19mm Parabellum. Isso reduziu os custos de treinamento e aumentou a habilidade e a confiança nos operadores antes de fazer a transição para o modelo de perfuração completa.
Acessórios de cano: Diagrama de seção transversal de um supressor de modelo inicial MP5SD, da patente de 1971. Barril ventilado rodeado por malhas de metal nas câmaras de expansão, seguido por defletores cônicos nas câmaras dianteiras.
A rosca é fornecida na boca para trabalhar com certos dispositivos de boca feitos pela Heckler & Koch, incluindo: um supressor de flash com fenda, acessório de queima em branco (marcado com uma banda pintada de vermelho denotando uso apenas com munição em branco), um adaptador para lançar granadas de fuzil (para uso com granadas de estilo rifle com um diâmetro interno de 22 mm usando um cartucho de lançamento de granadas especiais) e um acessório tipo copo usado para lançar granadas de gás lacrimogêneo. Um barril de três alças opcional também está disponível para a montagem de um supressor rápido e destacável.
Receptor: O invólucro do receptor possui um sistema proprietário de montagem em trilho de garras que permite a fixação de um suporte telescópico padrão Heckler & Koch (também usado com o G3 , HK33 e G3SG / 1 ). Ele pode ser usado para montar miras ópticas diurnas (telescópicas 4 × 24), miras noturnas, miras reflexas e ponteiros laser . O suporte possui dois parafusos acionados por mola, posicionados ao longo da base do suporte, que exercem pressão sobre o receptor para manter o suporte na mesma posição em todos os momentos, garantindo a retenção zero. Todas as versões do suporte telescópico removível rápido fornecem um túnel de observação através do suporte, de modo que o atirador possa continuar a usar as miras fixas de ferro com o suporte do osciloscópio fixado na parte superior do receptor.
Um adaptador de trilho Picatinny pode ser colocado em cima que trava nos trilhos de garra. Isso permite a montagem de escopos STANAG e tem um perfil mais baixo do que o sistema garra-trilho.
Handguard: Os handguards da recolocação do Aftermarket com trilhos de Picatinny estão disponíveis. Os modelos de trilho único possuem um trilho Picatinny ao longo da parte inferior e os triplos trilhos têm trilhos ao longo da parte inferior e laterais. Eles permitem a montagem de acessórios como lanternas, ponteiros laser, designadores de alvos, foregrips verticais e bipods.
Variantes
HK54 : O modelo original que foi produzido em 1964. A designação 54 é do antigo sistema da empresa Hecker & Koch que indica que é uma carabina de submetralhadora / assalto (5-) compartimentada para o cartucho 9 × 19mm (-4). Tinha um acabamento fosfatado cinza-carvão, em vez do acabamento lacado preto fosco usado em modelos posteriores e tinha proteções de metal com fenda estreita. Suas principais diferenças eram que ele tinha um suporte de parafuso mais longo e pesado do que o MP5 e uma viseira traseira tipo “escada” (como o antigo rifle G3) ao invés da visão de abertura do MP5. Suas magazines originais de aço de 15 ou 30 voltas eram retas, em vez de curvas, tinham um seguidor de plástico e eram reforçadas com nervuras (daí o apelido de magazines do tipo "waffle")
MP5 : Uma versão ligeiramente modificada do HK54, criado em 1966. Um acabamento laqueado preto fosco, em vez do acabamento fosfatado acinzentado, foi introduzido para os modelos de exportação em 1977. Originalmente, ele tinha os protetores de metal xadrez estreitos "Slimline" no lugar do Os estreitos entalhes de metal do HK54. Estes foram mais tarde substituídos pelos mais grossos protetores de mão "Tropical" em 1978. Os trilhos de montagem "claw mount" da Heckler & Koch para montagem de escopos ópticos e eletrônicos foram adicionados por volta de 1973. As magazines aperfeiçoadas de 15 e 30 tiros foram adotadas em 1977; eles eram curvados, tinham lados não perfurados e tinham seguidores de aço cromado.
MP5A1 : Não há buttstock (placa final / tampa do receptor no lugar da buttstock), grupo de trigger "SEF".
MP5A2 : Buttstock fixo, grupo de gatilho "SEF".
MP5SFA2 : Cornija fixa, grupo disparador de disparo único (SE).
MP5A3 : Coronha retrátil, grupo de gatilho "SEF".
MP5SFA3 : versão semi-automática de carabina de MP5A3. Grupo acionador de buttstock retrátil e fogo único (SF).
MP5A4 : Buttstock fixo, grupo de disparo de burst de 3 voltas.
MP5A5 : Buttstock retrátil, grupo de disparo de burst de 3 voltas.
MP5-N : Modelo desenvolvido especificamente para a Marinha dos EUA . Grupo de gatilho ambidestro "Marinha", 3-lug / barril de rosca para anexar um supressor de som; estoque retrátil borracha-acolchoado.
MP5F : Modelo desenvolvido em 1999 especificamente para os militares franceses . Material retrátil acolchoado de borracha, alças / parafusos de sling ambidestro e modificações internas para manusear munição de alta pressão.
MP5K : Versão curta ( kurz ) criada em 1976. Ela possui um cano curto de 114 mm (4,5 pol.), Um quadro de grupo de disparo mais curto e um foregrip vertical em vez de um protetor manual. Não há modelos MP5KA2 ou MP5KA3 , pois não vem com um estoque fixo ou retrátil.
Protótipo MP5K : Um MP5A2 sem revestimento, com visores de ferro regulares e um foregrip vertical aberto. Foi criado em 1976.
MP5KA1 : MP5K com superfície superior lisa e pequenas miras de ferro de baixo perfil; Grupo de gatilho "SEF".
MP5KA4 : MP5K com mira de ferro regular; grupo de disparo de rajada de 3 posições de 4 posições.
MP5KA5 : MP5K com superfície superior lisa e pequenas miras de ferro de perfil baixo; grupo de disparo de rajada de 3 posições de 4 posições.
MP5K-N : MP5K com grupo de gatilho "Marinha" e cano de 3 lug / roscado para montagem de supressores ou outros acessórios de focinho.
MP5K-PDW : Arma de Defesa Pessoal ; A variante MP5K-N foi introduzida em 1991 para emissão para aeronaves de operações especiais ou equipes de veículos. Ele adiciona um estoque de dobra lateral da Choate, um barril de 3 polas de 5 pol. Para montar um supressor Qual-A-Tec destacável e um grupo de disparo ambidestro de 4 posições com um modo de rajada de 3 disparos. Um coldre de tração rápida no ombro ou na coxa está disponível.
MP5SD : Um modelo MP5 com um supressor integrado ( Schalldämpfer ) criado em 1974.
MP5SD1 : Não há buttstock (placa final / tampa do receptor no lugar da buttstock), grupo de acionamento "SEF", supressor integrado.
MP5SD2 : Buttstock fixo, grupo de gatilho "SEF", supressor integrado.
MP5SD3 : Coronha retrátil, grupo de gatilho "SEF", supressor integrado.
MP5SD4 : Não há buttstock (placa final / tampa do receptor no lugar da buttstock), grupo de disparo de 3 voltas consecutivas, supressor integrado.
MP5SD5 : Buttstock fixo, grupo de 3 disparos, supressor integrado.
MP5SD6 : Buttstock retrátil, grupo de 3 disparos, supressor integrado.
MP5SD-N1 : Buttstock fixo, grupo de gatilho "Navy", supressor de aço inoxidável KAC .
MP5SD-N2 : Bunda retrátil, grupo de gatilho "Marinha", supressor de aço inoxidável KAC .
MP5 / 10 : Chambered in 10mm Auto , disponível em várias configurações de grupos de ações / gatilhos. Foi produzido de 1992 a 2000.
MP5 / 40 : Câmara em .40 S & W , disponível em várias configurações de grupos de ações / gatilhos. Foi produzido de 1992 a 2000.
Versões do mercado civil:
HK94 : Modelo americano de importação do MP5 com um barril exposto de 16,54 polegadas [420mm] e grupo de gatilho especial SF (seguro / semi-automático), projetado para uso civil. O código de designação da fábrica 94 indica que é um Rifle Esportivo (9-) semi-auto exclusivo para o cartucho Parabellum 9x19mm (-4).
Um foregrip vertical montado em barril e uma cobertura de barril ventilado estavam disponíveis para o estoque HK94. O HK94 foi importado de 1983 a 1989, em três configurações diferentes:
O HK94A2: tinha um estoque fixo, um comprimento total de 34,59 polegadas [829 mm] e pesava 6,43 libras. [2,92 kg.] Em 1991, o estado da Califórnia importou 420 HK-94A2s, principalmente para o Departamento de Correções do estado; foi o último lote de HK-94 importado para os Estados Unidos.
O HK94A3: tinha um estoque retrátil, um comprimento total de 27,58 polegadas [700 mm] colapsado e 34,05 polegadas [865 mm] estendido e pesava 7,18 libras. [3,26 kg]. [24]
O HK94 / SG-1: ( Scharfschützengewehr , "rifle de tiro certeiro ") foi projetado para sniping de curto alcance em áreas construídas, como cidades ou prisões. E a maioria foi direcionar os atiradores e colecionadores. Ele tinha um estoque de fixação de fixação com um buttpad de borracha e uma peça de rosto ajustável, bipé dobrável, flash hider e um escopo Objetivo Ajustável Leupold VIII de 6 × 42mm. Ele teve um total de 40,39 polegadas [1026mm] e um peso de 9,25 lbs. [4,2 kg]. Seu preço médio de varejo padrão (MSRP) em 1986 era de US $ 1.525; Isso foi mais do que o dobro do custo de um estoque HK94A2 (US $ 650) ou HK94A3 (US $ 720). Apenas 50 foram importados para os Estados Unidos; séries de filmes de séries de execução na faixa 43XX.
Como uma modificação do aftermarket, um pacote de gatilho PSG-1 com punho de pistola de alvo e gatilho de jogo poderia ser adicionado por um armeiro, alterando o ejetor e a mola do martelo. O escopo 6 × Leupold foi calibrado para munições de 223 Remington, então outros escopos foram frequentemente substituídos.
SP89 : Sportpistole M1989 . Versão apenas semi-automática do MP5K projetada para uso civil. Faltava um foregrip vertical para torná-lo compatível com a Lei Nacional de Armas de Fogo . Foi feito de 1989 a 1994.
SP5K : introduzido pela primeira vez em 2016, SP5K é uma versão do SP89. Possui um suporte para montagem de acessórios. Tal como acontece com o SP89, é apenas semi-automático e o guarda-mão dianteiro não tem um foregrip vertical.
Heckler & Koch UMP: Em 1999, a Heckler & Koch desenvolveu o Heckler & Koch UMP.
E você combatente, gostou de conhecer a MP5? Acha que ela pode ser bem aproveitada na segurança residencial?
Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários. E nos ajude a lutar por uma internet livre onde possamos aprender e compartilhar conhecimento, sem restrição.
Prof. Marcos Antônio Ribeiro dos Santos.
Comentarios