Um grande perigo a vida, e ao meio ambiente são os incidentes radiativos. Além das mortes e contaminação do solo e do ar, ainda causam doenças e mutações em gerações futuras. O ocorrido em Chernobyl ficou como uma mensagem ao mundo sobre o perigo e os cuidados que devemos ter ao manipularmos resíduos radioativos.
Contaminação radioativa
O vazamento de grande quantidade de material radioativo tem graves efeitos na saúde pública e impactos no meio ambiente. No núcleo de um reator nuclear a partir da fissão do urânio, existem mais de 60 elementos radioativos, tanto com vida curta como vida longa, que se acumulam no organismo, por serem parecidos com nossos elementos biológicos. Entre eles, o iodo, o estrôncio 90 e o césio são alguns dos poluentes mais prejudiciais para a saúde humana, que aumentam o diagnóstico de todo tipo de câncer e diminuem a imunidade do organismo.
Vitimas Chernobyl
A afecção do iodo é imediata, provoca mutações nos genes e aumenta o risco de câncer, especialmente de tireoide. O césio se deposita nos músculos, enquanto o estrôncio se acumula nos ossos, durante um período mínimo de 30 anos. As duas substâncias multiplicam a possibilidade de incidência de câncer de ossos, de músculos e tumores cerebrais, entre outras patologias.
Vitimas Chernobyl
Comments