Hoje vamos conhecer a "Mac 10". Esta submetralhadora já a vimos com certeze em muitos filmes. Nesta matéria vamos conhecer sua história, estrutura e funcionamento.
Desenvolvimento, estrutura e funcionamento
O Modelo de Corporação de Armamento Militar 10 , oficialmente abreviado como " M10 " ou " M-10 ", e mais comumente conhecido como MAC-10 , é uma submetralhadora compacta e operada por blowback que foi desenvolvida por Gordon B. Ingram em 1964. Ela é é dividido em 0,45 ACP ou 9mm . Um supressor de dois estágios da Sionics foi projetado para o MAC-10, que não apenas reduziu o ruído criado, mas facilitou o controle em modo totalmente automático (embora também tornasse a arma muito menos compacta e oculta). Por uma década, a versão semiautomática da arma foi proibida nos EUA sob a proibição de armas de assalto promulgada pelo Congresso em 1994.
Estrutura e funcionamento
Tipo: Pistola-metralhadora
Lugar de origem: Estados Unidos
Em serviço: 1970-presente
Guerras: Guerra do Vietnã
Conflito cambojano
Guerra ao Terror
Invasão de Granada
Guerra Civil Libanesa
Miami Drug Wars
Desenhista: Gordon B. Ingram
Projetado: 1964
Fabricante: Corporação de armamento militar
Produzido: 1970-presente
Peso: 2,84 kg (6,26 libras) vazios sem supressor
comprimento:
269 mm (10,7 polegadas) com o material removido
295 mm (11,6 polegadas) com o material recolhido
548 mm (1 pé 9,6 polegadas) com o estoque estendido
545 mm (1 pé 9,45 polegadas) com estoque retraído com supressor
798 mm (2 pés 7,4 polegadas) com material estendido com supressor
Cartucho: 45 ACP (11,43x23mm)
9 × 19mm Parabellum
Ação: Blowback reto
Taxa de disparo: 1.250 rodadas / min. (9mm)
1.090 rodadas / min. (0,45 ACP)
1.380 rodadas / min. (.380 ACP)
Velocidade:
366 m / s (1.201 pés / s) para 9 mm
280 m / s (919 pés / s) para 0,45 ACP
Campo de tiro eficaz:
50 metros ( 0,45 ACP )
70 metros ( 9 × 19mm Parabellum ) [3]
Alcance máximo de tiro:
100 metros (para 0,45 ACP)
Sistema de alimentação:
Compartimento destacável de 30 caixas redondas (0,45 ACP) [4]
Carregador de 32 caixas destacáveis redondas (9 × 19 mm) [4]
MiRA: Mira de ferro
O M10 foi construído predominantemente com estampas de aço. Uma alavanca de armar entalhada sobressai da parte superior do receptor e, girando a alavanca em 90 °, trava o parafuso e atua como um indicador de que a arma não pode disparar. O M10 possui um parafuso telescópico , que envolve a face traseira do cano. Isso permite uma arma mais compacta e equilibra o peso da arma sobre o punho da pistola, onde a revista está localizada. O M10 dispara de um parafuso aberto, e o peso leve do parafuso resulta em uma taxa rápida de tiro. Além disso, esse design incorpora uma rampa de alimentação integrada como parte do protetor de gatilho (um novo conceito na época) e, para economizar em custos, a revista foi reciclada da pistola de graxa M3 . O cano é rosqueado para aceitar um supressor , que funciona reduzindo o som da descarga, sem tentar reduzir a velocidade da bala . Isso funcionou bem com as versões .45 ACP, já que a maioria das cargas já é subsônica, em oposição a cargas subsônicas especiais de baixa potência, geralmente necessárias para armas de 9 mm suprimidas. Por sugestão do Exército dos Estados Unidos , o supressor também atuou como um foregrip para inibir o aumento do focinho quando disparado. Ingram adicionou um pequeno suporte com uma pequena tira sob o focinho para ajudar no controle do recuo durante o fogo totalmente automático . A taxa de tiro original para o M10 em 0,45 ACP é de aproximadamente 1090 disparos por minuto. A 9mm é de aproximadamente 1250 rodadas por minuto, e a do MAC-11 menor em 0,380 ACP é de 1380 rodadas por minuto.
Observando a pouca precisão da arma, na década de 1970, o pesquisador de armas da Associação Internacional de Chefes de Polícia David Steele descreveu a série MAC como "adequada apenas para combate em uma cabine telefônica".
Supressor: A principal razão para o M10 original ter encontrado reconhecimento foi o revolucionário supressor de som projetado por Mitchell WerBell III da Sionics . Esse supressor tinha um design de dois estágios, sendo o primeiro estágio maior que o segundo. Esse supressor de formato exclusivo deu ao MAC-10 uma aparência muito distinta. Também estava muito quieto, a ponto de poder ouvir o raio pedalando, junto com o relatório suprimido da descarga da arma; no entanto, somente se as rodadas subsônicas foram usadas (as rodadas padrão .45 ACP são subsônicas). O supressor, quando usado com uma capa de Nomex, criou um local para segurar a arma de fogo com a mão secundária, facilitando o controle. Durante a década de 1970, os Estados Unidos impuseram restrições à exportação de supressores e vários países cancelaram seus pedidos, já que a eficácia do supressor do MAC-10 era um de seus principais pontos de venda. Esse foi um fator que levou à falência da Military Armament Corporation, outro sendo o fracasso da empresa em reconhecer o mercado privado. O supressor Sionics original mede 11,44 polegadas de comprimento, 2,13 polegadas de diâmetro geral e pesa 1,20 libras.
Nomenclatura: O termo "MAC-10" é comumente usado em linguagem não oficial. A Military Armament Corporation nunca usou a nomenclatura MAC-10 em nenhum de seus catálogos ou literatura de vendas, mas porque o "MAC-10" se tornou tão frequentemente usado pelos revendedores, escritores de armas e colecionadores do Título II , é usado com mais frequência do que "M10" para identificar a arma.
Calibres e variantes
Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários. E nos ajude a lutar por uma internet livre onde possamos aprender e compartilhar conhecimento, sem restrição.
Comments